A Tiê nasce nas Terras Altas da Mantiqueira, em uma região marcada pela paisagem natural exuberante, com montanhas que ultrapassam os 2 mil metros de altitude, vales cobertos de florestas e lindas cachoeiras. Essa riqueza natural nos inspira a redobrar o nosso forte compromisso com a responsabilidade ambiental.
A Fazenda Guapiara, de onde a Tiê alça voo para o mundo, está localizada nas proximidades da APA da Serra da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio, áreas cobertas pela Mata Atlântica e abrigo de espécimes em risco de extinção, como o mono carvoeiro.
Por isso, durante os anos em que nosso alambique e demais áreas de produção foram tomando corpo, optamos por preservar boa parte das matas e campos de atitude que estão na área da fazenda.
Para selar esse compromisso inarredável com a preservação do ecossistema, criamos duas RPPNs (Reserva Privada de Patrimônio Natural): Nascentes do Aiuruoca I e Nascentes do Aiuruoca II. A vegetação nessas áreas está intocada ou em fase avançada de regeneração, se integrando aos corredores ecológicos de preservação da flora e da fauna da região de Aiuruoca.
Os cuidados com a preservação ambiental são parte da natureza da Tiê e observados em cada etapa da nossa produção, da plantação da cana ao transporte do produto final, em especial no que tange à preservação das nascentes e à garantia da qualidade das águas, utilizadas com cuidadosos controle.
A preservação e o reflorestamento em nossas RPPNs são parte do esforço para garantir e perenizar a qualidade excepcional das águas da região.